Homenagem aos 40 anos do Chocolate Gramadense é marcada por emoção em memória de Altanísio Ferreira de Lima

Ocorreu na noite desta terça-feira, dia 23 de agosto, na Câmara de Vereadores de Gramado, uma homenagem da casa aos 40 anos de fundação do Chocolate Gramadense.

A cerimônia teve a entrega de uma moção de aplausos, de autoria dos vereadores Joel da Silva Reis (PP) e Professor Daniel (PT) e que foi aprovada por unanimidade.

Fundado em 1982, o Chocolate Gramadense teve a concepção de um dos pioneiros do setor chocolateiro de Gramado, o empresário Altanísio Ferreira Lima. Ele comandava as ações com a esposa Enir Maria Pereira Lima. Altanísio morreu por complicações causadas pela infecção com o vírus, em maio de 2021, aos 69 anos.

“Meu pai era minha base, sempre sabia que podia contar com ele. Esta homenagem a ele, vinda da comunidade nos emociona. Tenho certeza que ele está muito orgulhoso da gente e do trabalho que estamos desenvolvendo”, destacou o filho de Altanísio, e atual diretor do Chocolate Gramadense, Ezequiel Dias de Lima.

Além de empresário do setor, Altanísio foi presidente da Associação dos Chocolateiros de Gramado – Achoco por cinco gestões. Ele foi um dos idealistas do projeto Selo de Origem Geográfica do Chocolate Artesanal de Gramado.

SOBRE O CHOCOLATE GRAMADENSE

A empresa iniciou suas atividades com uma pequena produção em uma sede de apenas 80 metros quadrados, de forma artesanal atendendo apenas consumidores locais. O único espaço físico além da fábrica, era um showroom de 12 m². Surgiu então a ideia de criar uma loja temática em anexo a fábrica e localizada fora da área central de Gramado no bairro Floresta. Uma grande loja temática, inspirada em uma fábrica de chocolates real mas com muita cor e ludicidade, engrenagens em funcionamento, mini fábrica, café e mais de 300 produtos próprios para venda. Com mais de 2 milhões em investimentos, a loja de 500 metros foi inaugurada em novembro de 2021 e hoje é uma das mais visitadas de Gramado.

O empreendimento é comandado pelo casal de empresários Ezequiel Dias de Lima e Danúbia Lima.

O foco em outros públicos, além das empresas, se mostrou assertivo e a empresa colhe os frutos das decisões tomadas se tornando um atrativo turístico com alguns diferenciais como a descentralização do turismo em Gramado e o amplo estacionamento para ônibus, vans e automóveis de passeio.

Hoje a loja recebe em média 30 mil visitantes ao mês. A produção de chocolate só aumenta e o foco na qualidade do produto permanece com uma produção que chega a 1,5 toneladas dia. Na Páscoa de 2022, a produção alcançou 120 toneladas de chocolate caseiro. São mais de 70 colaboradores diretos trabalhando diariamente na produção e na loja temática.

Mais informações em: www.chocolategramadense.com.br.