Artes visuais, dança e música abrem programação cultural do Mátria na sexta-feira (26)

Claudia Hamerski fará a primeira Mostra do Mátria. As obras poderão ser conhecidas a partir de 26 de novembro, no Boulevard. O parque também apresentará espetáculos de Dança do Grupo Ana Terra, Coro de Natal e pocket shows com o músico Samuca do Acordeon, entre outros. 

Artistas de destaque no Rio Grande do Sul farão parte da programação cultural do Mátria Parque de Flores que será aberto ao público na sexta-feira (dia 26), em São Francisco de Paula, na Serra Gaúcha. Com um acervo de sete milhões de plantas, desenhadas em 30 jardins, a nova atração do Turismo do Estado se completa com arte, arquitetura contemporânea, lojas e diferentes opções de gastronomia. O parque funcionará diariamente, das 10h às 18h. Os ingressos já estão à venda.

A arte ocupa todos os espaços do parque. Do paisagismo ao palco principal, à beira do Lago Azul, o público poderá apreciar a cultura regional e artistas com repertório nacional e internacional. O Boulevard, prédio de entrada e de acesso livre aos visitantes (sem a necessidade de ingresso) estreia com a Mostra “A Reinvenção da Natureza em Claudia Hamerski”, curadoria de Niura Borges

A premiada artista gaúcha dedica sua pesquisa poética à resiliência de pequenas plantinhas que vivem no concreto das grandes cidades, nascem, resistem e sobrevivem nas fissuras das calçadas, das fachadas, dos muros e nos meios fios, e passam despercebidas na vida urbana. A artista nos revela pela via do desenho, em obras de grande escala, preto e branco ou coloridas, detalhes primorosos e particulares, destacando a força e a beleza incomum que estes seres vivos, na luta pela vida, são capazes de suscitar.

Aos sábados e domingos à tarde, o Grupo de Projeção Folclórica Ana Terra, de São Francisco de Paula, apresenta, no palco principal, o espetáculo “Dançando o Rio Grande”, criado para o espaço, inspirado em “Ana Terra”, personagem de Erico Verissimo, revelando a força e a sensibilidade da mulher gaúcha. O show alegre, forte, emocionante e singular da tradicional Academia Ana Rita, apresenta repertório de ritmos gaúcho e latino-americano, trazendo movimentos de sapateio, sarandeio e evoluções elaboradas. As coreografias apresentam elementos como leques, lenços, bumbos e boleadeiras, valorizando a liberdade de criação artística proposta pelo grupo.