Passaporte vacinal não será mais exigido em Gramado

O Governo do Estado, por meio do Gabinete de Crise da Covid-19, alterou nesta quinta-feira (18), os protocolos sanitários da doença dando uma flexibilização maior aos municípios.

Uma das mudanças está na não obrigatoriedade do passaporte vacinal aos municípios que tiverem mais de 90% da cobertura vacinal completa (duas doses ou vacina de dose única).

Gramado atingiu a marca de 91,1% da população adulta com o esquema vacinal completo, portanto, o município não tem mais a obrigatoriedade de exigir a carteira de vacinação em nenhuma atividade, incluindo também os espetáculos do Natal Luz.

“No entendimento do Gabinete de Crise, o percentual de 90% de vacinados representa maior segurança quanto ao risco de contágio”, disse o coordenador do Gabinete de Crise da Covid-19 da Prefeitura de Gramado, Ubiratã Luis Alves de Oliveira – Dr. Ubiratã.

A presidente da Gramadotur e secretária municipal de Turismo, Rosa Helena Pereira Volk, destacou o comprometimento de toda a administração municipal para que esse momento chegasse. Percebemos a vontade de fazer o melhor não por nós, mas pela comunidade, por esta cidade que merece ter este empenho especial de todos nós ”, afirmou ela. Por ser uma recomendação, a capacidade máxima poderia ser de 100%, mas a Gramadotur optou por fixar em 70% o limite máximo. “Decidimos assim porque queremos fazer tudo com muita responsabilidade. Queremos continuar entregando um evento muito seguro para o nosso visitante e nossa comunidade”, afirmou Rosa Helena.

Para o diretor de eventos da Gramadotur, Diego Scariot, esta flexibilização já está repercutindo na procura por ingressos. Ele lembrou que a obrigatoriedade da apresentação do passaporte vacinal passou a vigorar dez dias antes do evento começar, motivando alguns cancelamentos de compras de ingressos. Desde o anúncio do fim da obrigatoriedade, alguns cancelamentos têm sido revertidos. Diego citou que essa flexibilização deve repercutir na ocupação dos espaços dos eventos, que até agora estava limitado a 30% da capacidade. “Estamos felizes em poder retomar com segurança este que é o maior evento natalino do mundo”, comentou ele, destacando o empenho de muitas pessoas para que Gramado e o Natal Luz chegassem a esta condição já agora.

A nova decisão terá validade a partir de sábado (20), à meia-noite. Antes, as alterações serão publicadas no Diário Oficial do Estado.