14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado registra crescimento de 24% no número de pratos vendidos

O 14° Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, que ocorreu de 8 a 20 de setembro, registrou crescimento de 24% no número de pratos vendidos. Com média diária de 1.659 refeições servidas, o festival comercializou 21.566 pratos entre salgados e doces. Na estação de chopes e no bar de drinks, novidades da última edição, foram comercializados 6.800 litros de chope e 2.157 drinks. Já na cave do festival, que contou com rótulos das vinícolas da Rota do Vinho de Gramado, foram vendidas 1.185 garrafas de vinho, 285 garrafas de suco e 910 taças exclusivas do evento. Também foram consumidos 691 cafés, 359 chocolates quentes e 7.500 não-alcoólicos.

Para a assessora de eventos da Gramadotur e gestora do festival, Paula Kohl, o ambiente acolhedor montado na rua Pedro Benetti contribuiu para os bons resultados do evento. “Valorizamos o projeto de decoração para tornar o espaço aconchegante para o público. O bar de drinks foi um sucesso e registrou números expressivos. Embora a edição passada, que marcou a retomada dos eventos presenciais em Gramado, tenha sido um sucesso absoluto, conseguimos ampliar a média diária de pratos vendidos em 2022”, resume Paula.

Conforme a gestora, a Gramadotur trabalha na próxima edição do festival, que está programada para ocorrer entre 7 e 17 de setembro de 2023. “Estamos promovendo reuniões de avaliação e muitas novidades são preparadas para o próximo ano”, antecipa.

Para a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, o evento valorizou um setor que é fundamental na consolidação do destino Gramado: o gastronômico. “Foi uma experiência sensorial e gastronômica incrível. As pessoas sentiram-se acolhidas”, afirma Rosa Helena.

Com o tema “Oliveiras, olivas e azeites de oliva – Harmonizando Sabores”, o festival contou com 16 participantes: Belle Vitrine Restaurante, Casa Galo, Cacique Restobar, Candido’s Pizza Gourmet, Wazla Burger, Narō Culinária Japonesa, San Tao, La Vinicola, Casa Di Pietro, Malbec Restaurante, Cantibello, Contemporâneo, Olivas de Gramado, Restaurante Armazém da Lolô, Taverny Café e Crêperie e The Waffle King.

O evento foi apresentado pelo Ministério do Turismo e Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul – Lei de Incentivo à Cultura. Patrocínio master: Laghetto Golden Multipropriedades. Patrocínio: Stella Artois. Co-patrocínio: Oxford e Strauss. Companhia aérea oficial: Azul Linhas Aéreas. Hospedagem oficial: Laghetto Hotéis. Apoio: Sicredi – Pioneira 120 anos, Escola Chef Gourmet, Senac Gramado, UCS, Adylnet Acesso a Internet, Lagos de Gramado Chocolates Artesanais, Stemac Grupo Geradores e Cristais de Gramado. Apoio institucional: Ibraoliva, Unindo Olivicultores Brasileiros. Colaboradores: Materia Capitão Rodrigo e Hard Rock Café Gramado. Agente cultural: Marca Produções Artísticas. Promoção: Prefeitura Municipal de Gramado. Correalização: Abrasel Hortênsias. Financiamento: Pró Cultura/RS, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Realização: Gramadotur, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo.